quinta-feira, 27 de novembro de 2014

4 prateleiras para copiar

Toda casa precisa de prateleiras – nem que seja uma pequenininha no banheiro para guardar os produtos de beleza. Como ultimamente eu tenho procurado soluções econômicas de decoração, decidi compartilhar aqui no blog quatro versões que podem ser feitas pelos próprios moradores e não exigem muitas habilidades ou investimentos. Com um pouco de tinta, cordas e mãos-francesas, qualquer parede fica mais bonita… Olha:
Suporte inusitado
Essa primeira opção não é uma prateleira convencional, do tipo que você pode usar para apoiar livros ou objetos. Na verdade ela foi desenhada com um único propósito: servir de suporte para vasinhos de plantas. A ideia é da blogueira Mandi, do Vintage Revivals, que quis aproveitar ao máximo o espaço interno de um trailer antigo. Obviamente não é preciso ter um trailer para conseguir reproduzir essa prateleira, então qualquer cantinho da casa que receba bastante iluminação natural já está valendo. O legal é que a execução é simples: uma tábua de madeira com recortes circulares feitos com uma serra especial (chamada serra copo) + vasos coloridos com espécies de fácil manutenção, como cactos e suculentas. 
Suspensa na parede
Uma ideia fácil de copiar e perfeita para quem não quer gastar muito, mas gostaria de um apoio extra, é a prateleira fixada na parede com cordas. Com uma prancha de madeira estreita (que pode ser branca ou sem acabamento mesmo), quatro pedaços de corda e dois ganchinhos, você cria um móvel prático e que não ocupa muito espaço. Ou seja, dá para instalar no quarto, na sala ou no hall de entrada. Se bem que até na cozinha dá certo – não ficaria fofo montar a prateleira e usá-la como apoio para uma hortinha? Confira AQUI os detalhes de como fazer.
Ilusão colorida
Tem gente que adoraria ter uma parede colorida, só que acaba desistindo por receio de enjoar ou qualquer coisa assim. Se esse é o seu caso, de repente a sugestão de pintar apenas um pedacinho pode resolver o problema. Aqui a prateleira não serve apenas para apoiar enfeites, mas também se transforma na atração do ambiente. E para fazer igual não tem muito segredo: basta pintar uma forma geométrica na parede (um círculo, um triângulo, um hexágono…) e depois usar a mesma tinta para cobrir a prateleira e as mãos-francesas. De longe o efeito é ainda mais bacana, já que os objetos parecem flutuar.
Detalhe charmoso
Prateleira estreitinha + mão-francesa tingida com tinta spray = a opção mais simples de todas, porém não menos interessante. Essa dica é boa para quem também gosta de cor, mas prefere algo mais discreto. Vale reparar que a peça foi fixada lá no alto da parede, ou seja, ela deixa a superfície desimpedida para quadros e pôsteres e ainda tira proveito do pé-direito. Se quiser copiar, procure instalar prateleiras que peguem de ponta a ponta, pois elas ajudam a alongar o cômodo.