quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ladrilhos hidráulicos na decoração


00_AZULEJO_HIDRÁULICO_NA_DECOR_01
A produção desse ladrilho começou no Sul da Europa em meados do século XIX. Sendo um produto muito resistente e com ótimas qualidades decorativas, logo ganhou popularidade se tornando ícone da arquitetura pelos países mediterrâneos, na Inglaterra Vitoriana e também na Rússia.
Em meados do século XX, com o aprimoramento da indústria de revestimentos a oferta de outros materiais menos elaborados e mais rentáveis, o ladrilho hidráulico foi progressivamente sendo substituído por outras alternativas, até o seu recente florescimento.
O “ressurgimento” do ladrilho hidráulico se enquadra muitíssimo bem no momento atual que estamos passando, cada vez mais preocupados com a questão ambiental. Obter um acabamento bonito e produzido sem queima e de modo artesanal, é tudo o que precisávamos para favorecer os produtores locais e trazer o termo sustentável para dentro do universo da decoração.
A desvantagem ainda é o preço, o que é compreensível tendo em vista que não se trata de um produto fabricado pelos moldes industriais poluentes. Sua produção é bem lenta, um lote pode levar até 30 dias para ficar pronto e seu método de produção ainda é o mesmo por mais de um século.
Na decoração é um produto muito versátil, com o seu grafismo de formas geométricas, flores ou folhas, satisfaz a nossa necessidade por estampas e cores, podendo ser aplicado no piso ou na parede, com preenchimento total ou parcial e em qualquer cômodo da casa.
00_AZULEJO_HIDRÁULICO_NA_DECOR_02
 00_AZULEJO_HIDRÁULICO_NA_DECOR_03
00_AZULEJO_HIDRÁULICO_NA_DECOR_04