terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Espaço de sobra debaixo da cama

Os novos apartamentos têm metragens cada vez menores e os quartos, muitas vezes, parecem minúsculos. A impressão é de que não caberá nada além da cama e do armário. Casa e Jardim tem a solução: ocupar o espaço debaixo da cama. Em vez de optar por um modelo box, aposte em móveis com boas sacadas de marcenaria, com gavetões e nichos para acomodar roupa de cama, brinquedos e o que mais você quiser guardar. Veja ideias:
Sob medida (Foto: Lufe Gomes)













Sob medida
A dica da arquiteta Letícia Arcangeli para um quarto pequeno é aproveitar todos os cantos com marcenaria planejada. “Crie gavetas ou nichos na estrutura de madeira debaixo do colchão para guardar roupas de cama, mantas e edredons”, explica. No meio, sob o estrado, ainda há um grande baú.


Divertido e útil  (Foto: Marcelo Magnani)


Divertido e útil
O quarto pequeno precisava acomodar dois irmãos. A solução de Maria Fernanda Corrêa e Fernanda Zveibil Coifman, com colaboração da Marcenaria Stúdio Móbile, foi fazer um beliche. Na cama debaixo, há ainda uma gaveta para edredons. O tema do ambiente é acampamento, com escada rústica de madeira de eucalipto, papel de parede e marcenaria verde.




 


Gavetões para os brinquedos (Foto: Edu Castello)
Gavetões para os brinquedos
A área de 8 m² não é muito grande e só o armário era insuficiente para guardar as roupas e brinquedos da dona deste quarto, uma menina de 9 anos. A solução desenvolvida pela arquiteta Carolina Mesquita foi criar compartimentos nas laterais da cama: três gavetas entre a bicama e três baús ao redor guardam edredons, lençóis e ursinhos de pelúcia.


Mais espaço para as crianças  (Foto: Lufe Gomes)










Mais espaço para as crianças
Os quartos de Giovana, 6 anos, e Thomaz, 4 anos, filhos da designer de interioresDaniela Berland, têm camas com grades e dois gavetões. O móvel tem design do arquiteto Nelson Kabarite.


Viagem espacial  (Foto: Edu Castello)

Viagem espacial
A grande estrela do quarto de Gabriel, 8 anos, é a parede interativa com adesivo de sistema solar com placa metálica imantada. Para que o menino pudesse aproveitá-la mais, a arquiteta Leila Bittencourt, da loja e escritório de arquitetura Oba!, especializado em ambientes infantis, usou uma cama com rodas de borracha. Leve e prática, ela pode ser movida de lugar pelo próprio menino. Sobre o móvel, há caixas de tecido que guardam os brinquedos. As alças facilitam na hora de puxá-las.