terça-feira, 18 de novembro de 2014

15 CABECEIRAS QUE PODEM TRANSFORMAR O SEU QUARTO

Capaz de mudar o astral do quarto – e do morador –, a cabeceira pode atuar como protagonista ou fazer parte de composições bem pensadas, agregando funções. Listamos alguns modelos que vão fazer você sonhar.

Cabeceira1 (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
IMENSIDÃO AZUL
Executado com Ultrasuede, o modelo criado pelo arquiteto Gustavo Calazans ocupa toda a extensão da parede atrás da cama. Mas, em vez de ser inteiriço, ele é formado por placas presas lado a lado, o que viabiliza sua instalação. Para embutir o criado-mudo de freijó, o arquiteto criou um recorte no painel.
Cabeceira2 (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
LEVE EFEITO
A combinação da cabeceira de madeira laqueada, um pouco maior que a cama, com a parede que recebeu massa de cimento dá um ar contemporâneo ao ambiente. Para completar, o banco Tolix faz as vezes de criado-mudo. A montagem é resultado da parceria da moradora, Daniela Berland, da Díptico Design de Interiores, com o arquiteto Nelson Kabarite.
Cabeceira3 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
TONS PREDOMINANTES
A designer de interiores Neza Cesar é conhecida por ser fã de cores e saber misturá-las como poucos. Um bom exemplo é o que ela fez em seu quarto: para as paredes e lambris, Neza escolheu tons lavados de verde e azul. Já a cabeceira foi revestida pela Tapeçaria Monelli de veludo estampado. Repare que o padrão do tecido remete ao tom da tinta.
cabeceira4 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
AMPLITUDE VISUAL
Posicionado de fora a fora na parede, o painel de madeira ebanizada da Projeart faz com que o quarto da arquiteta Vanessa Féres pareça mais largo. A área da cabeceira e a base do colchão foram revestidas com linho cinza, dando unidade ao móvel.
Cabeceira5 (Foto: Edu Castello/ Editora Globo)
NICHOS EXTRAS
Para abrigar peças que o fotógrafo Eder Chiodetto ganhou de amigos e outras que ele comprou em viagens, o arquiteto Gustavo Calazans criou um painel de imbuia com nichos de vários tamanhos. Executada pela Ademar Fábrica de Móveis, a cabeceira é composta ainda de dois criados-mudos e serve de apoio para quadros.
Cabeceira6 (Foto: Luis Gomes/ Editora Globo)
CLIMA RÚSTICO
Em vez de um modelo tradicional, a arquiteta Flavia Petrossi optou por revestir a parede atrás da cama com um lambri de madeira de demolição. A solução conversa com os tijolos aparentes e acrescenta textura ao quarto do casal.
cabeceira8 (Foto: Gui Morelli/ Editora Globo)
NAS ALTURAS
Para deixar o quarto acolhedor, como queriam os moradores, a arquiteta Paula Leonardo, do Studio ML.2, criou uma cabeceira com gomos de camurça que se estende até o teto. Ótima solução para quem gosta de ler antes de dormir.
cabeceira7 (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
INDUSTRIAL CHIQUE
Para reforçar o clima masculino do quarto, com tijolos e instalação elétrica aparentes, o arquiteto Renato Mendonça revestiu a cabeceira de veludo preto com capitonê. O modelo, executado pela Conceito Tapeçaria, é alguns centímetros maior do que a cama, formando uma moldura. Foto do artista Fabio Messias.
cabeceira9 (Foto: Edu Castello/ Editora Globo)
BASE FUNDAMENTAL
No quarto da arquiteta Gabriela Marques, módulos retangulares revestidos de sarja cinza foram costurados entre si, formando um painel que se estende por toda a parede atrás da cama. A peça, com 10 cm de espessura, ainda serve de apoio para quadros.
cabeceira10 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
SOLUÇÃO MULTIÚSO
Para agradar a uma adolescente, as arquitetas Andrea Murao e Simone Marques criaram uma cabeceira estofada, com laterais em forma de caixa, que abriga a cama e a penteadeira. O móvel, feito pela art’Móveis Borsato e pela FB Estofados, foi revestido com patchwork de tecidos comprados nos Estados Unidos
CABECEIRA11 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
MOSAICO DIVERTIDO
Para valorizar o formato retangular do quarto, a arquiteta Carolina Rocco optou por uma cabeceira comprida, composta de placas estofadas revestidas de lã de alfaiataria nas cores roxa, laranja e rosa. De tamanhos variados, as peças formam um desenho desencontrado interessante.
cabeceira12 (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
TOQUE DE COR
A cabeceira estofada de chenile roxo com capitonê é o ponto alto do quarto da designer Ana Morelli. A solução, assinada pela designer de interiores Maristela Gorayeb, é uma boa saída para quem tem medo de pintar as paredes, mas quer deixar o ambiente mais alegre.
cabeceira13 (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
SUAVE NA MEDIDA
A arquiteta Fabiana Avanzi projetou uma cabeceira composta por ripas de diferentes dimensões revestidas por Monica Bagatelli de tecidos em tons de verde. O criado-mudo de madeira laqueada tem desenho da arquiteta e execução da Angelo Arte.
cabeceira14 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
SÓBRIO, PORÉM COM BOSSA
Acrescentar diferentes texturas deixa o ambiente mais interessante. Foi o que fez a designer de interiores Helena Kallas neste quarto. Ela escolheu um papel de parede, ao fundo. Para a cabeceira, um veludo verde, que lembra pastilhas.
cabeceira15 (Foto: Victor Affaro/ Editora Globo)
DUPLA POÉTICA
Para agradar ao casal de moradores, o arquiteto Maurício Arruda deu prioridade ao romantismo no quarto, traduzido pela estampa delicada do papel de parede e pelo veludo na cabeceira estofada e arrematada por um contorno de tachas.