Capaz de mudar o astral do quarto – e do morador –, a cabeceira pode atuar como protagonista ou fazer parte de composições bem pensadas, agregando funções. Listamos alguns modelos que vão fazer você sonhar.
IMENSIDÃO AZUL
Executado com Ultrasuede, o modelo criado pelo arquiteto Gustavo Calazans ocupa toda a extensão da parede atrás da cama. Mas, em vez de ser inteiriço, ele é formado por placas presas lado a lado, o que viabiliza sua instalação. Para embutir o criado-mudo de freijó, o arquiteto criou um recorte no painel.
Executado com Ultrasuede, o modelo criado pelo arquiteto Gustavo Calazans ocupa toda a extensão da parede atrás da cama. Mas, em vez de ser inteiriço, ele é formado por placas presas lado a lado, o que viabiliza sua instalação. Para embutir o criado-mudo de freijó, o arquiteto criou um recorte no painel.
LEVE EFEITO
A combinação da cabeceira de madeira laqueada, um pouco maior que a cama, com a parede que recebeu massa de cimento dá um ar contemporâneo ao ambiente. Para completar, o banco Tolix faz as vezes de criado-mudo. A montagem é resultado da parceria da moradora, Daniela Berland, da Díptico Design de Interiores, com o arquiteto Nelson Kabarite.
A combinação da cabeceira de madeira laqueada, um pouco maior que a cama, com a parede que recebeu massa de cimento dá um ar contemporâneo ao ambiente. Para completar, o banco Tolix faz as vezes de criado-mudo. A montagem é resultado da parceria da moradora, Daniela Berland, da Díptico Design de Interiores, com o arquiteto Nelson Kabarite.
TONS PREDOMINANTES
A designer de interiores Neza Cesar é conhecida por ser fã de cores e saber misturá-las como poucos. Um bom exemplo é o que ela fez em seu quarto: para as paredes e lambris, Neza escolheu tons lavados de verde e azul. Já a cabeceira foi revestida pela Tapeçaria Monelli de veludo estampado. Repare que o padrão do tecido remete ao tom da tinta.
A designer de interiores Neza Cesar é conhecida por ser fã de cores e saber misturá-las como poucos. Um bom exemplo é o que ela fez em seu quarto: para as paredes e lambris, Neza escolheu tons lavados de verde e azul. Já a cabeceira foi revestida pela Tapeçaria Monelli de veludo estampado. Repare que o padrão do tecido remete ao tom da tinta.
AMPLITUDE VISUAL
Posicionado de fora a fora na parede, o painel de madeira ebanizada da Projeart faz com que o quarto da arquiteta Vanessa Féres pareça mais largo. A área da cabeceira e a base do colchão foram revestidas com linho cinza, dando unidade ao móvel.
Posicionado de fora a fora na parede, o painel de madeira ebanizada da Projeart faz com que o quarto da arquiteta Vanessa Féres pareça mais largo. A área da cabeceira e a base do colchão foram revestidas com linho cinza, dando unidade ao móvel.
NICHOS EXTRAS
Para abrigar peças que o fotógrafo Eder Chiodetto ganhou de amigos e outras que ele comprou em viagens, o arquiteto Gustavo Calazans criou um painel de imbuia com nichos de vários tamanhos. Executada pela Ademar Fábrica de Móveis, a cabeceira é composta ainda de dois criados-mudos e serve de apoio para quadros.
Para abrigar peças que o fotógrafo Eder Chiodetto ganhou de amigos e outras que ele comprou em viagens, o arquiteto Gustavo Calazans criou um painel de imbuia com nichos de vários tamanhos. Executada pela Ademar Fábrica de Móveis, a cabeceira é composta ainda de dois criados-mudos e serve de apoio para quadros.
CLIMA RÚSTICO
Em vez de um modelo tradicional, a arquiteta Flavia Petrossi optou por revestir a parede atrás da cama com um lambri de madeira de demolição. A solução conversa com os tijolos aparentes e acrescenta textura ao quarto do casal.
Em vez de um modelo tradicional, a arquiteta Flavia Petrossi optou por revestir a parede atrás da cama com um lambri de madeira de demolição. A solução conversa com os tijolos aparentes e acrescenta textura ao quarto do casal.
NAS ALTURAS
Para deixar o quarto acolhedor, como queriam os moradores, a arquiteta Paula Leonardo, do Studio ML.2, criou uma cabeceira com gomos de camurça que se estende até o teto. Ótima solução para quem gosta de ler antes de dormir.
Para deixar o quarto acolhedor, como queriam os moradores, a arquiteta Paula Leonardo, do Studio ML.2, criou uma cabeceira com gomos de camurça que se estende até o teto. Ótima solução para quem gosta de ler antes de dormir.
INDUSTRIAL CHIQUE
Para reforçar o clima masculino do quarto, com tijolos e instalação elétrica aparentes, o arquiteto Renato Mendonça revestiu a cabeceira de veludo preto com capitonê. O modelo, executado pela Conceito Tapeçaria, é alguns centímetros maior do que a cama, formando uma moldura. Foto do artista Fabio Messias.
Para reforçar o clima masculino do quarto, com tijolos e instalação elétrica aparentes, o arquiteto Renato Mendonça revestiu a cabeceira de veludo preto com capitonê. O modelo, executado pela Conceito Tapeçaria, é alguns centímetros maior do que a cama, formando uma moldura. Foto do artista Fabio Messias.
BASE FUNDAMENTAL
No quarto da arquiteta Gabriela Marques, módulos retangulares revestidos de sarja cinza foram costurados entre si, formando um painel que se estende por toda a parede atrás da cama. A peça, com 10 cm de espessura, ainda serve de apoio para quadros.
No quarto da arquiteta Gabriela Marques, módulos retangulares revestidos de sarja cinza foram costurados entre si, formando um painel que se estende por toda a parede atrás da cama. A peça, com 10 cm de espessura, ainda serve de apoio para quadros.
SOLUÇÃO MULTIÚSO
Para agradar a uma adolescente, as arquitetas Andrea Murao e Simone Marques criaram uma cabeceira estofada, com laterais em forma de caixa, que abriga a cama e a penteadeira. O móvel, feito pela art’Móveis Borsato e pela FB Estofados, foi revestido com patchwork de tecidos comprados nos Estados Unidos
Para agradar a uma adolescente, as arquitetas Andrea Murao e Simone Marques criaram uma cabeceira estofada, com laterais em forma de caixa, que abriga a cama e a penteadeira. O móvel, feito pela art’Móveis Borsato e pela FB Estofados, foi revestido com patchwork de tecidos comprados nos Estados Unidos
MOSAICO DIVERTIDO
Para valorizar o formato retangular do quarto, a arquiteta Carolina Rocco optou por uma cabeceira comprida, composta de placas estofadas revestidas de lã de alfaiataria nas cores roxa, laranja e rosa. De tamanhos variados, as peças formam um desenho desencontrado interessante.
Para valorizar o formato retangular do quarto, a arquiteta Carolina Rocco optou por uma cabeceira comprida, composta de placas estofadas revestidas de lã de alfaiataria nas cores roxa, laranja e rosa. De tamanhos variados, as peças formam um desenho desencontrado interessante.
TOQUE DE COR
A cabeceira estofada de chenile roxo com capitonê é o ponto alto do quarto da designer Ana Morelli. A solução, assinada pela designer de interiores Maristela Gorayeb, é uma boa saída para quem tem medo de pintar as paredes, mas quer deixar o ambiente mais alegre.
A cabeceira estofada de chenile roxo com capitonê é o ponto alto do quarto da designer Ana Morelli. A solução, assinada pela designer de interiores Maristela Gorayeb, é uma boa saída para quem tem medo de pintar as paredes, mas quer deixar o ambiente mais alegre.
SUAVE NA MEDIDA
A arquiteta Fabiana Avanzi projetou uma cabeceira composta por ripas de diferentes dimensões revestidas por Monica Bagatelli de tecidos em tons de verde. O criado-mudo de madeira laqueada tem desenho da arquiteta e execução da Angelo Arte.
A arquiteta Fabiana Avanzi projetou uma cabeceira composta por ripas de diferentes dimensões revestidas por Monica Bagatelli de tecidos em tons de verde. O criado-mudo de madeira laqueada tem desenho da arquiteta e execução da Angelo Arte.
SÓBRIO, PORÉM COM BOSSA
Acrescentar diferentes texturas deixa o ambiente mais interessante. Foi o que fez a designer de interiores Helena Kallas neste quarto. Ela escolheu um papel de parede, ao fundo. Para a cabeceira, um veludo verde, que lembra pastilhas.
Acrescentar diferentes texturas deixa o ambiente mais interessante. Foi o que fez a designer de interiores Helena Kallas neste quarto. Ela escolheu um papel de parede, ao fundo. Para a cabeceira, um veludo verde, que lembra pastilhas.
DUPLA POÉTICA
Para agradar ao casal de moradores, o arquiteto Maurício Arruda deu prioridade ao romantismo no quarto, traduzido pela estampa delicada do papel de parede e pelo veludo na cabeceira estofada e arrematada por um contorno de tachas.
Para agradar ao casal de moradores, o arquiteto Maurício Arruda deu prioridade ao romantismo no quarto, traduzido pela estampa delicada do papel de parede e pelo veludo na cabeceira estofada e arrematada por um contorno de tachas.