segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIVISÓRIA COM CONTEÚDO

Expor objetos e armazenar livros é pouco. As estantes também assumem a função de separar os ambientes. Confira isso nos cinco projetos que selecionamos


A designer de interiores Maria Marta desce a escada acoplada à estante, projetada pela arquiteta Renata Pati e pelo designer Claudio Correa. Vasos e esculturas da Kimi Nii, da Caroline Harari, da Marché Art de Vie e da Benedixt (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)




















Guarda-Corpo multiuso
Entre dois andares desta casa de três pavimentos, a estante faz o papel de guarda-corpo, com a escada acoplada, e fica apoiada nas vigas de aço estruturais. Feita de compensado naval pela Marcenaria baraúna, segue projeto da arquiteta Renata Pati e do designer Claudio Correa. Com diversos tamanhos, os módulos parecem caixas empilhadas que formam o volume de 1,20 m de profundidade, 2,80 de altura e 3,80 m de largura. As peças decorativas estão na face voltada para o pé-direito triplo. No lado do escritório, os nichos guardam livros e outros materiais. “As duas gavetas centrais pertencem à escrivaninha retrátil”, diz Renata. As pisadas nos degraus têm Formica preta. Na parte alta, os módulos abertos para o corredor possuem espaços para frigobar, bebidas e copos.
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)











No lugar da porta-janela
Após fechar a varanda de 9 m² do apartamento com painéis de vidro, a arquiteta Luciana Taneli, do Studio Taneli ukai, substituiu a porta-janela, que abria para o home theater de 20 m², pela estante vazada de nogueira. A peça, projetada por ela e executada pela MEC Móveis, mede 1,90 x 2,20 x 0,41 m, ocupando todo o vão entre o piso e a viga. Do lado do home, a prateleira alta prolonga-se formando o L. o mesmo acontece com a parte baixa, que tem portas deslizantes de ripado da mesma madeira e serve de apoio para a TV. “os nichos vazados permitem expor objetos para serem vistos nos dois cômodos e a comunicação visual, garantindo a integração”, diz Luciana. Vasos e potes da L’oeil. Luminária da RosaPinc. Garden seat, mesa e poltrona da Tidelli. Tapete da Phenicia Concept.


 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)









Suspensa no Canto 
Com a profundidade da parede de 12 cm, a estante em forma de L (1,23me 0,53 m) fecha com leveza um canto da sala de jantar neste apartamento projetado pela arquiteta Flávia Gerab Tayar. Totalmente vazada para a cozinha, é feita de MDF com acabamento de laca branca pela marcenaria Porto Madeira. Suspensa do chão 38 cm, a estrutura autoportante (se sustenta sozinha) possui 2,15 mde altura. Está fixada apenas em cima, na viga de concreto e nas paredes laterais. “Ela divide os ambientes, mas mantém a integração visual, e é usada dos dois lados, com objetos utilitários e decorativos”, diz Flávia. Vasos e potes da benedixt. Garrafa de cerâmica da RosaPinc. Mesa da mesma marcenaria, cadeiras da Montenapoleone e pendentes da Diesel, comprados na Lumini. Do outro lado, há a porta de correr para a cozinha com armários da Ornare.
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)



Como um biombo
No living de 36 m² do apartamento da artista plástica Yonne Rossini, em Higienópolis, São Paulo, a estante com acabamento de laca funciona como um biombo, dando proteção para a área íntima. Projetada pela a:m Studio e executada pela CMD Marcenaria, possui a altura do pé-direito, de 3 m, a largura de 1,06 m e a profundidade de 0,45 m. Está instalada entre as portas da cozinha e do banheiro, e de frente para a do quarto. Metade é fechada. Na parte de baixo, a face voltada para o dormitório temuma gaveta para mapas com abertura pivotante. Em cima possui três prateleiras. A última continua na parede, passando sob uma viga de concreto aparente. Vasos de cerâmica da Kimi Nii. Objetos da SaLA Design. Quadros pintados pela moradora. Em torno da mesa de jantar, cadeiras da Montenapoleone. Sofá da Decameron.
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)









Disfarce para um pilar 
A arquiteta Carol Lovisaro precisou demolir as paredes de algumas pequenas salas que havia no apartamento para conseguir a amplitude nesse living de 70 m². No meio do ambiente sobrou um pilar de concreto. Sem ter como removê-lo, ela criou a estante em torno dele, que mede 2,80 x 2,50 x 0,40me fica solta no espaço. “o pilar está escondido na parte fechada, encapado com a lâmina da madeira. Aproveitamos para fazer colado nele o bar e o armário, aumentando o volume”, explica Carol. As portas possuem puxador tipo cava feito na própria madeira com o mesmo acabamento no padrão Noce, da Masisa. A parte vazada da estante é usada para expor objetos, livros e lembranças de viagem. Tudo é visto desde o hall de entrada e nas salas de estar e de jantar. Vasos e bowls da benedixt.