segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

XÔ, CALORÃO!! Guia mostra cuidados com instalação, uso e manutenção do ar-condicionado.

Confira tudo o que você precisa saber sobre instalação, uso e manutenção do produto mais procurado no verão

Já pensou dormir em um quarto geladinho? Veja dicas para não entrar em uma fria com o ar condicionado (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)









Com tanto calor, nada melhor do que se refugiar em um ambiente com ar-condicionado. Porém, é importante tomar alguns cuidados na hora de comprar e instalar o seu. É preciso levar em conta, por exemplo, o tamanho do espaço, para escolher a potência certa. Quem já tem o aparelho precisa ficar esperto com a manutenção e o uso adequado. Afinal, não adianta ligar com as janelas abertas, certo? Confira o nosso guia, elaborado com consultoria da fabricante Consul, e refresque-se já:
Como funciona
O princípio é semelhante ao da geladeira. Uma substância capaz de resfriar absorve o calor do ar sugado de um ambiente interno. O efeito colateral é o ressecamento do ar, já que a água é condensada, ou seja, passa do estado gasoso para o líquido. Por outro lado, a desumidificação retira odores, bolor, poeira, bactérias e outros sólidos em suspensão.
Dá para ter ar condicionado até na cozinha. Veja que cuidados tomar (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)
Capacidade de refrigeração
Para garantir que o ar-condicionado funcione adequadamente, leve em conta alguns fatores: o tamanho do ambiente, a incidência de sol, a quantidade de pessoas e o número de aparelhos eletrônicos. É possível calcular a potência correta em www.consul.com.br/categoria/ar-condicionados/.
Cozinha fresca
O ar-condicionado pode ser instalado em qualquer ambiente da casa, inclusive a cozinha. No entanto, este local exige atenção especial. É imprescindível ter uma coifa, ou o cheiro e a gordura da preparação da comida irão parar dentro do filtro do ar-condicionado. Devido ao calor que vem do fogão, é importante acionar um profissional qualificado para fazer o cálculo da potência necessária e avaliar o melhor local para a instalação.
Instalação do split
Por ser composto por duas unidades separadas, o split é mais complexo, exigindo a contratação de profissionais capacitados e serviços de alvenaria. A unidade interna, o evaporador, é responsável por sugar o ar quente e emanar o ar frio, fazendo o resfriamento e filtragem do ar. Já a unidade externa, o condensador, expulsa o calor e abriga o compressor, garantindo menos ruído no ambiente.
Desempenho
Para potencializar seu ar-condicionado, alguns pontos devem ser levados em conta. Portas, janelas, persianas ou cortinas devem ser fechadas, para evitar a troca de calor com outros ambientes. Não mude a função resfriar imediatamente para a função aquecer, ou vice-versa. Desligue o aparelho e religue-o após 3 minutos. Outra dica importante: para resfriar, sempre direcione para cima e, para aquecer, para baixo.
Uso e manutenção
Realizar a limpeza do ar-condicionado periodicamente aumenta o desempenho do aparelho, além de garantir a qualidade do ar no ambiente.
Limpeza
O primeiro passo é desligar o ar-condicionado da tomada. Na maioria dos produtos, o filtro pode ser lavado. Use água e sabão neutro e seque bem. Já com filtros hepa e carbono, presentes em alguns modelos de split, use apenas um aspirador de pó.
O ar condicionado vira item obrigatório neste calor (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)