segunda-feira, 29 de julho de 2013

10 DICAS ECONÔMICAS DE DECÔ

Quem não quer morar em uma casa bonita e agradável? Mas se você está sem grana ou simplesmente não quer torrar todas as suas economias, a decoração pode acabar ficando para depois. Casa e Jardim tem a solução. Aqui, provamos que é possível ter um lar com estilo sem gastar muito
 (Foto: Edu Castello e Lufe Gomes)


1- Uma boa dose de tinta

Pintar as paredes com uma cor vibrante faz uma enorme diferença no ambiente. Esta dica é valiosa especialmente se seus móveis forem neutros. O arquiteto Paulo Carvalho escolheu o azul-marinho para o quarto de hóspedes. Ele ousou no tom porque as camas, dos anos 1950, tinham base branca.

 (Foto: Edu Castello)





2- Reutilize
Às vezes, peças antigas que você nem lembra mais que existem podem virar a estrela da decoração. Basta um olhar diferente sobre elas. Assim aconteceu com as molduras que decoram o corredor de entrada da casa da ilustradora Lili Tedde. “Elas me trazem uma lembrança forte porque a maioria veio da minha família. No começo, não sabia o que fazer com tantos modelos, mas percebi que gostava deles vazios mesmo”, conta.




 (Foto: Salvador Cordaro e Cedoc)





3- Conforto cinco-estrelas
Nada como relaxar em uma cama igual àquelas do hotel na qual você se hospedou nas últimas férias. Para ter este clima no quarto, crie volume com váriostravesseiros e almofadas. O visual fica mais interessante se misturar diferentes modelos de roupa de cama: lisos, estampados florais, listrados e com texturas, como bordados. A unidade é conseguida a partir de uma cor de base. Aqui é o azul.


 (Foto: Edu Castello)


4- O frescor do verde
Traga vida para os ambientes com plantas. Algumas espécies são à prova de interiores, como hortelã, manjericão, minirrosas, barba-de-bode, minissamambaias e véu-de-noiva. Se você não tem vasos, pode improvisar com latas de chá. Faça dois ou três furinhos no fundo e acrescente camadas de argila expandida, manta geotêxtil e terra adubada.
 (Foto: Marcelo Magnani)













5- Misture o novo e o velho
Nem tudo precisa ser recém-comprado. Misture novos itens com móveis retrô. Nesta cozinha, o arquiteto Luciano Dalla Marta desenhou a mesa de madeira laqueada branca, com visual clean, e garimpou as cadeiras em vários brechós.
 (Foto: Lufe Gomes e Victor Affaro)










6- Estilo retrô
Sempre há achados surpreendentes em antiquários, brechós e feirinhas de antiguidade. O sofá Chesterfield era um sonho de consumo do fotógrafo Lufe Gomes, que ele realizou arrematando a peça antes de ser restaurada em uma loja de usados. “Salvei-o da breguice”, conta. “Paguei 1.500 reais porque o couro estava detonado, do jeito que eu queria, e é do tamanho que eu podia ter.”
 (Foto: Cezar Kirizawa)


7- Faça você mesmo
Sem grana para pagar pela decoração dos sonhos? Coloque a mão na massa! Você pode fazer um móbile para quarto de bebê, uma luminária com cabides ou um painel de tacos (clique para assistir aos passos a passos). Outra ideia é liberar seu lado artístico e fazer uma parede diferente. No lugar de flores, a árvore desenhada com giz pastel tem moldurinhas enfeitadas com papel de origami. Para o giz não apagar, passe verniz fosco spray. Produção de Ana Wenzel.



 (Foto: Maíra Acayaba e divulgação)










8- Capricho nas janelas

Cortinas não costumam ser muito caras e fazem uma grande diferença na decoração e na qualidade da iluminação natural da casa. Que tal um modelo colorido, como na foto?
 (Foto: Luis Gomes)



9- Luz faz toda a diferença
Uma casa escura é desconfortável e pouco prática. Por isso, vale investir em um projeto de iluminação. Os trilhos são uma ótima solução, porque dispensam o forro de gesso e qualquer tipo de reforma. A arquiteta Valeria Bartholi usou este recurso na cozinha. “Acesas apenas as luminárias com foco para cima, o clima é mais intimista”, explica.
 (Foto: Luis Gomes)














10- Decorar leva tempo
Não espere que a casa fique pronta de um dia para o outro. Às vezes não é possível comprar tudo de uma vez. Sem problemas. Assim você decide aos poucos o que fica bom em cada lugar. Para Carla Ribeiro, que trabalha com decoração há 13 anos, sua sala ainda é um trabalho em construção. “Acho que nunca estará do jeito que gosto”, afirma.